terça-feira, 14 de agosto de 2012

Apoio do PAN a Viana do Castelo

Carta enviada por Paulo Borges - Presidente da Direcção Nacional do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN)
Lisboa, 14 de Agosto de 2012

Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Engº José Maria Costa

Em meu nome e enquanto presidente da Direcção Nacional do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN), venho manifestar o meu total apoio à sua firmeza na manutenção da decisão de não autorizar a realização de uma tourada, no dia 19, no município de Viana do Castelo, pelas razões legais apresentadas e por fidelidade à decisão do seu antecessor, o Dr. Defensor Moura, de declarar Viana do Castelo a primeira cidade livre de touradas e de espectáculos que impliquem sofrimento dos animais.

A recente tentativa da indústria tauromáquica estender estes espectáculos a regiões estranhas à sua tradição resulta do seu declínio nas regiões originalmente mais aficionadas e é a contra-ofensiva desesperada de uma minoria de lobbies que vêem esta actividade imoral cada vez mais abandonada e contestada pela população e apenas sobrevivente graças aos balões de oxigénio de uma iníqua canalização de dinheiros públicos para a sua promoção.

A luta contra a tauromaquia é transversal a orientações ideológicas e partidárias e congrega hoje todos aqueles que desejam construir uma sociedade livre de violência contra os mais fracos, sejam homens ou animais.O que está em causa é o progresso ético e civilizacional de Portugal.

Por todos estes motivos, reitero o meu inequívoco apoio à sua decisão e à firmeza de a manter e apelo às autoridades judiciais e aos poderes públicos para que não se deixem pressionar por manobras dos sectores que agem apenas por apego aos costumes mais retrógrados e cruéis da nossa vida colectiva e aos lucros e protagonismo social daí provenientes. Pelos mesmos motivos apelo também a que o apoiem as demais forças políticas, bem como todas as instituições que se assumem ao serviço da evolução ética, social e cultural.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Borges

Presidente da Direcção Nacional do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN)

Sem comentários:

Enviar um comentário