sexta-feira, 20 de julho de 2012

Touradas: contra (estamos a evoluir?)

Trabalho elaborado pela turma de 9º ano para o debate sobre a tradição das touradas.
1. Abaixo as Touradas

2. Ser contra as Touradas
Muitas pessoas julgam as touradas uma forma de cultura, mas se cultura é fazer os animais sofrer, qual é o gosto de praticar essa cultura, essa tradição? Imaginem-se agora na pele dos animais, como se sentiriam? Diziam “boa, vamos sofrer e ser torturados só para que os humanos se possam divertir”?

3. Estas são as perguntas que deviam pôr as pessoas a pensar e reflectir no que realmente é cultura. Esta imagem reflecte exactamente o que queríamos mostrar nas perguntas.
4. Direitos dos animais 
As pessoas lutam pelos seus direitos, mas os animais também têm os seus DIREITOS.
E são os grupos de defesa dos direitos dos animais que lutam para que as touradas acabem, pois estes acham este acto, um acto de crueldade e insensibilidade.
Em Portugal, já foram proibidas as touradas por quatro autarquias, sigam o exemplo.
5. Cultura é tudo aquilo que contribui para tornar a humanidade mais sensível, mais inteligente e civilizada. 
A violência, o sangue, a crueldade, tudo o que humilha e desrespeita a vida jamais poderá ser considerado "arte" ou "cultura". 
A violência é a negação da inteligência.
 Argumentos

6. Uma sociedade justa não pode admitir actos eticamente reprováveis (mesmo que se sustenham na tradição), cujas vítimas directas são milhares de animais. 
É horrível ver que nas praças de touros torturam-se bois e cavalos para proporcionar aberrantes prazeres a um animal que se diz racional.
7. Os milhares de hectares desperdiçados a tentar manter bois em estado bravio, produziriam muito mais útil riqueza se aproveitados em produção agrícola, frutícola, etc. 
Uma minoria quer manter as touradas e as praças de touros, bárbara e sangrenta reflexo das arenas da decadência do Império Romano.
8. Argumento apoiante:
Se não fossem as Touradas e os seus adeptos, a raça dos Touros Bravos já estava extinta.
Argumento contra: 
Os Pandas e outros animais que correram risco de extinção nunca serviram para as Touradas e continuam a existir. De qualquer forma com certeza de que os aficionados que tanto dizem “amar” os Touros se esforçariam para que estes sobrevivessem mesmo que não servissem para nada.
9. Argumento apoiante:
O touro praticamente não sofre com o que lhe é feito na arena.
Argumento contra: 
É de facto difícil afirmar o que é que um Touro sente numa tourada. No entanto, os estudos científicos feitos até agora apontam no sentido de que as agressões sofridas antes e durante as corridas sejam não só dolorosas mas incapacitantes.
10. Argumento apoiante:
Os Touros nascem para serem lidados. São animais agressivos por natureza.
Argumento contra: 
Uma coisa é o instinto de sobrevivência e auto-defesa de um animal, outra é o seu temperamento e personalidade.
11. O que acontece ao Touro 
Durante as touradas os touros passam por grandes torturas. Primeiro, antes de começar o chamado “espectáculo”, o touro é fechado num lugar escuro, o que faz com que ele fique aterrorizado. Depois, dentro da praça, é torturado com as farpas. 
E pensando bem não é só o touro que sofre, também sofrem os cavalos com o pânico de ter um touro atrás deles. E, por vezes, pode magoá-los.
12. Esperamos que tenham percebido a gravidade desta situação.
As touradas não são cultura, mas sim tortura.
13. O que concluímos
A tauromaquia é uma actividade de culto do sangue e da violência sobre os animais. Só os motivos económicos ganham na luta de ódio que o Homem tem a cobardia de exercer sobre os animais. 
Em toda a História da Humanidade sempre existiram tradições, cultos e crenças cruéis. Não devemos persistir no erro da manutenção de tradições retrógradas e sangrentas.


15. Trabalho elaborado por: Alunos de 9ºano.
Professoras: Ana Narciso; Elisabete Escudeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário