sexta-feira, 20 de julho de 2012

Touradas: a favor (ou o embrutecimento das nossas crianças)

Trabalho elaborado pelos alunos do 8º ano para apoio ao debate sobre este tema polémico.
1. Os “Prós” da Tourada Trabalho elaborado por: Alunos do 8.º A de Marvão(Potalegre)

2. Aqui vamos falar-vos de todos os bons aspectos da Tourada, pois é considerada uma Arte e uma grande tradição que nasceu na Grécia e que se expandiu por Portugal, França e Espanha.
3. Onde “nasceu” a Tourada?
A Tourada é um espectáculo tradicional que surgiu na Grécia e tornou-se uma grande tradição em Espanha, em França e em Portugal, bem como de alguns países da América Latina: México, Colômbia, Perú, Venezuela e Guatemala. O objectivo do espectáculo consiste na lide de touros bravos através de técnicas conhecidas como arte tauromáquica. A palavra tauromaquia é oriunda do grego, ou seja, é um combate com touros.
4. Tourada ,uma tradição antiga que não deve ser mudada! A Tourada é considerada uma tradição e uma Arte Antiga que consiste em: Lide a cavalo; Lide a pé; Pega; Cortesias.
5. Como é a Tourada à Portuguesa
Cortesias - Marcam o início da corrida de touros à portuguesa. No início da corrida todos os intervenientes (cavaleiros, forcados, bandarilheiros, novilheiros, campinos e outros intervenientes) entram na arena e cumprimentam o público, a direcção da corrida e figuras eminentes presentes na praça.
6. Cortesia
7. Lide a cavalo - Todo o decorrer da corrida de touros à portuguesa consiste na "lide" de seis touros, habitualmente. Cada um dos touros é lidado por um cavaleiro tauromáquico, que tem um determinado tempo durante o qual poderá cravar um número variável de farpas compridas (no início), curtas e de palmo (ainda mais pequenas) no dorso do animal .
8. Lide a pé - Os touros podem, alternativamente, ser "lidados" por um toureiro a pé (embora isto seja menos comum nas touradas portuguesas), que também crava as bandarilhas, um par em simultâneo, no dorso do touro. Outra faceta da lide a pé envolve o uso de uma pequena capa (a muleta) e de um estoque.
9. Pega – O bandarilheiro faz algumas manobras com um capote posicionando o touro para a pega. De seguida, entram em cena os forcados que, por sua vez, são um grupo que enfrenta o touro a pé com o objectivo de conseguir imobilizar o touro unicamente à força de braços. Oito homens entram na arena, seguindo-se os chamados ajudas, primeiro e segundo ajuda e de mais forcados que também ajudam na pega, terminando no rabejador que segura no rabo do touro. A pega é consumada quando o forcado da cara se mantenha seguro nos cornos do touro e este seja detido e imobilizado pelos seus companheiros.
10. Pega
11. Os trajes dos Cavaleiros e dos Forcados
12. O porquê de nós sermos a favor das touradas 
Somos a favor das touradas, pois em Portugal é considerada uma tradição milenar e uma Arte; Os trajes dos cavaleiros são elegantes; A tourada é interessante de ver; As cortesias são elegantes; A maneira como os cavaleiros lidam com os touros; O cavaleiro é um artista; As lides e as pegas são interessantes; A maneira como lidam com as diferentes situações;
13. O porquê de nós sermos a favor das touradas - continuação 
Confronto entre o cavalo e o touro; Uma tourada é uma prova de veneração e uma homenagem à força do animal; Uma tourada não é para ser vista como um desporto, mas como uma síntese de arte e dança; Uma tourada permite uma saudável descarga colectiva de sentimentos negativos e de agressividades; As touradas têm uma dimensão religiosa, representando a luta do bem e do mal, sendo os touros os representantes do mal;
14. O porquê de nós sermos a favor das touradas – conclusão 
Os touros bravos são apenas criados pelas suas qualidades de lide; A abolição das touradas significaria a perda definitiva duma espécie animal com características únicas; Um touro é tratado muito melhor até ser lidado do que um boi que foi criado pela bio-indústria apenas para produção de carne.
15. Bibliografia
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Tourada
http://www.animalfreedom.org

Sem comentários:

Enviar um comentário