domingo, 23 de março de 2014

Touradas em queda livre: 2013 foi o ano com menos espetáculos realizados desde o início do século

O número de espectáculos tauromáquicos em Portugal tem vindo a diminuir, e 2013 foi o pior dos últimos 14 anos.
Inspecção Geral das Actividades Culturais (IGAC), órgão responsável por assegurar o exercício da actividade, bem como licenciar e fiscalizar, afirma no seu relatório anual, que a diminuição do numero de espectáculos e de espectadores não tem a ver com a crise que o pais atravessa, “apesar do contexto económico, observa-se não ter existido uma diminuição relevante do número de espectáculos”, no entanto 2013 foi o ano em que menos espectáculos viu serem realizados.
Tendo-se realizado, por exemplo 360 eventos no ano 2000 e 372 no ano de 2002, no ano de 2013 realizaram-se apenas 241 espectáculos. Enquanto que no ano 2002 foram cerca de 620 mil espectadores a assistir aos espectáculos, no ano de 2013 foram apenas cerca de 440 mil, sendo que a maior queda foi registada entre 2011 e 2012,uma perda de 21% de espectadores no total. Este é um espectáculo de incidência sazonal e com maior representação no centro e sul do pais. As corridas de touros continuam a ser o evento mais vezes realizado com cerca de dois terços do total de espectáculos enquanto as novilhadas populares o evento com menos expressão.
Estará também o mundo a olhar para as touradas com outros olhos?

a historia das touradas 3 Touradas em queda livre: 2013 foi o ano com menos espetáculos realizados desde o início do séculoFoto: Cultura Mix

O YouTube, maior site de vídeos online, decidiu há alguns meses fechar um dos maiores canais de touradas existentes na plataforma. Na altura, um porta voz do site afirma que as regras do site sao claras, e que “ não são tolerados comportamentos incorrectos ou maus tratos a animais”, serão admitidos vídeos de touros mas “ não com a matança do touro”.
Em Portugal já foi pedido o fim dos dinheiros públicos para este tipo de actividades.
No site do governo foi disponibilizada uma plataforma de acção cívica onde todos os cidadão poderão apresentar propostas ao executivo. Coincidentemente ou não, o movimento vencedor da segunda edição deste programa foi Rui Manuel, com “Fim dos dinheiros públicos para as touradas” com cerca de 3000 apoiantes .
Na última edição candidataram-se 324 movimentos num universo de 33 mil apoiantes e 3500 seguidores no Facebook, tendo Rui Manuel assegurado uma reunião com o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, para apresentação do movimento.
No entanto a componente histórica e cultural fará com que seja necessário mais tempo e dialogo para o atingir dum consenso em relação aos direitos dos animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário