Goya e Picasso pintaram a tauromaquia, como pintaram o horror da guerra ou as execuções públicas. Se as suas obras e a dimensão estética que deram ao horror não servem para legitimar a guerra ou as execuções públicas, porque razão haveria de servir para justificar a tauromaquia?
De facto, alguns autores estão dentro do zeitgeist da época e outros estão à frente do seu tempo. Esse é o grande papel da arte: dar a ver outra perspetiva do mundo. William Hogarth, por exemplo, em meados do século XVIII, ilustrou bem a iniquidade da sociedade em que vivia e as consequências morais da mesma, que só vieram a ser comprovadas muito mais tarde pelas ciências que estudam o comportamento. A série The Four Stages of Cruelty é disso exemplo.
Houve de facto artistas que se posicionaram a favor das touradas, como houve outros que se manifestaram contra. Acontece que a formação moral ou ética de um artista não é relevante para avaliar a qualidade da sua obra, nem esta pode validar a sua postura ética. São coisas distintas.
Fonte
Páginas
- Cidades Anti taurinas
- Consequências de ver videos de touradas em crianças
- Toureiro: assassino ou agente cultural?
- Ética e touradas
- Leonardo Anselmi.. Inspiração!
- Legislação
- "Um Passo em Frente" - Campanha ANIMAL "Nova Lei de Protecção dos Animais".
- "Taking The Face: The Portuguese Bullfight"
- As touradas: Violência e Maltrato dos Animais
- "Festa de Sangue"
- Bullfighting through the eyes of a vet
- Der Stierkampf aus Sicht eines Veterinärs
- A tourada vista por um médico veterinário
- Páginas e grupos ANTI-tauromaquia em Portugal
- UM DOCUMENTARIO BESTIAL / A BEASTLY DOCUMENTARY
- Regulamento do Espectáculo Tauromáquico
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